sábado, 13 de junho de 2009

Uma pra recordar...essa vai pro Leandro

Festival ISO no Ginasio do Ibirapuera em 2002. Campeonato fantástico! Era a 2º Fase que geralmente aconteciam as disputas por equipe sempre muito acirradas. Montamos duas equipes adultas improvisadas e improváveis candidatas a uma boa colocação, pelo menos na teoria. No masculino fromamos com o Ednilson, Thiago (com a mão fraturada) os dois únicos adultos da equipe e completamos com os juvenis Leandro Elias e Jobson. Foram 4 rodadas incriveis e um Vice-campeonato conquistado de forma mais incrivel ainda. A semi final até hoje é lembrada como um dos momentos mais emocionantes de nossa história onde após vitória de Ednilson e derrota de Leandro, Jobson (escalado só para sentir o gostinho, pois não achavamos que ele teria de lutar) teve de lutar e precisava da vitória a todo custo. Estava perdendo por 2x1 durante todo o tempo e quando já estavamos arrumando as coisas pra sair do Koto faltando 5 segundos pro fim da luta um mawashi chudan nos colocou na final. No individual depois, Jobson foi Bronze, Leandro vice e Thiago arrancou mais dois bronzes no shiai e no kata. Na foto, está os atletas: Xavier (bronze equipe), Ednilson (prata equipe), Stephany (bronze equipe), Mayrim (bronze equipe), Luizinho (bronze equipe), Thiago (bronze kata e shiai e prata equipe), Paulinho (prata shiai), Jobson (bronze shiai e prata equipe), Leandro (prata shiai e equipe), Millena (bronze equipe) e Taty (bronze equipe). A UNIÃO FAZ A FORÇA..... sem essa raça não chegariamos nem na metade do caminho.
Quem não se lembra da Taty berrando na arquibancada quando eu fui pro shiai individual "sai daí seu filho da p... tua mão ta quebrada!"

terça-feira, 9 de junho de 2009

2008 Copa Brasil Vodol em Pouso Alegre/MG


Esse campeonato foi especial, pois minha esposa e atleta Neuma estava gravida do meu filho Luiz Eduardo e competiu em 3 categorias vencendo inclusive uma de minhas atletas preferidas, a mineira Simone Nicola (ex-atleta da seleção Brasileira). Também tivemos uma performance brilhante de Thais Bruno tanto no peso como no open.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

CAMPEONATO BRASILEIRO 2009

Bom, dia 10 estaremos em Aracajú/SE para mais uma edição do Campeonato Brasileiro Mirim a Infanto-juvenil. Esse ano meus atletas estarão representando o estado de Tocantins que apesar de não contribuir com nada em termos financeiros, pelo menos não atrapalha. Meu filho e atleta Lucas Argolo (Campeão Brasileiro de 2008 na foto de casaco azul) continua na mesma categoria em que foi Campeão ano passado e está treinando forte para manter seu título. Meu outro filho, Gustavo Argolo, estará retornando a um Brasileiro após 2 anos afastado de competições nacionais e o atleta Lucas Clemencio, uma boa surpresa para nossa equipe no ano de 2009 fará sua estreia em Campeonato Brasileiro. a baixa foi o corte do atleta Matheus Pereira por contusão, Matheus com certeza surpreenderia muita gente. Aos nossos amigos de todos os estados participantes um forte abraço e nos veremos lá.
OSS!

domingo, 7 de junho de 2009

Faz tempo...

Talvez eu venha a envelhecer rápido demais, mas lutarei para que cada dia tenha valido a pena.Talvez eu sofra inúmeras desilusões no decorrer de minha vida, mas farei que elas percam a importância diante dos gestos de amor.Talvez em algum instante eu sofra uma terrível queda, mas não ficarei por muito tempo olhando para o chão.Talvez numa dessas noites frias, eu derrame muitas lagrimas, mas não terei vergonha por este gesto.Talvez eu seja enganado inúmeras vezes, mas não deixarei de acreditar que em algum lugar alguém merece minha confiança.Talvez com o decorrer dos anos eu perca grandes amizades, mas irei aprender que aqueles que realmente são meus verdadeiros amigos nunca estarão perdidos, porque afinal não haverá nenhum "talvez" e sim a certeza de que minha vida valeu a pena e eu fiz o melhor que podia.
Essa equipe foi um divisor de águas na minha carreira. Não perdiamos um campeonato, não havia um só treinamento de equipe que um aluno faltasse. Não havia um aluno que não tivesse dinheiro pra competir sem que seus companheiros o ajudassem. Aprendi muito ensinando vocês. Alguns me deram muito orgulho pelo rumo que tomaram em suas vidas, alguns ainda fazem parte do time e outros eu prefiro ter apenas na memória. Foi um tempo bom, uma época que ficará eternamente na minha história mais que infelizmente não volta mais.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

2009 - NOVOS DESAFIOS À VISTA

2009 está sendo um ano de muitas mudanças no Karate Brasileiro (embora nem todas essas mudanças sejam a nosso favor). A Federação Paulista perdeu uma de suas funcionárias fundamentais, a Profa. Mirtha Celayes e após sua saída preferi me afastar também. Nada contra a Federação, muito pelo contrário, tenho pela instituição Federação Paulista de Karate o mais absoluto respeito e orgulho. Minha saída se deve a fatores de ordem pessoal. Não vejo na política da FPK um modelo que contribua no que eu tenho como ideologia. Porém deixo claro que apesar de não concordar com a atual política (o que tenho total liberdade para fazer em um país democratico) não ofendo ninguém, não desrespeito ninguém e muito menos me preocupo em saber o que está acontecendo por lá. Tenho por muitos dos atuais diretores um imenso carinho e respeito. Professores como Ivon Dedé (que para mim serviu de exemplo e de espelho em vários aspéctos), Professor Paulo Romeu que tenho um carinho muito grande, Professor Pedro Oshiro, o Grande Sensei Edson Nakama e muitos outros serão para mim sempre uma fonte de inspiração. Porém a qualidade que muitos tem de sobra outros tem abaixo do aceitável e justamente por ter aprendido que na briga nada se resolve é que uso uma frase antiga porém verdadeira: "Os incomodados que se mudem". Me incomoda trabalhar duro, assim como muitos companheiros também o fazem, formar atletas, manter esses atletas treinando mesmo com toda dificuldade que o atleta amador tem que encarar e as vezes ver esse mesmo atleta ficar de fora de um Campeonato Brasileiro por critérios absurdos que primeiramente ferem a Constituição Brasiliera e o direito do consumidor. Tenho pra mim que é uma questão bem simples: Já que NÃO HÁ nenhum tipo de apoio para custear as despesas do atleta, então o atleta TEM DIREITO de procurar a melhor opção, claro, se o interesse for realmente os atletas. O IMPERATIVO criticando o IMPERIALISMO. E é nessa hipocrisia que algumas diretorias apóiam uma chapa denominada NOVOS RUMOS (que por sinal conta com pessoas da mais alta qualidade embora eu não concorde com algumas propostas). Tenho para mim que antes de exigir mudanças nacionais, você deve primeiro mudar as coisas ao seu redor. Desculpem o pequeno desabafo, mais enfim, tenho filhos, uma casa para sustentar e não posso mais ficar brincando de me iludir. AMO O KARATE e sempre estarei disposto a fazer algo a favor do Karate, como disse meu amigo João Cardoso, um brilhante professor da cidade de Santos técnico da grande atleta e amiga Claudia Higa que está na foto comigo e com meu filho Lucas, fazer pelo karate do meu país independente de placa de academia. Se precisarem de mim estarei sempre pronto e se não precisarem paciência.
OSS!!!